Web Rádio Massapê

quinta-feira, 9 de março de 2017

09 DE MARÇO:DIA MUNDIAL DO RIM

O Dia Mundial do Rim celebra-se na segunda quinta-feira de março este ano, é comemorado no dia 9 de março 2017
O objetivo é sensibilizar a população em geral para as doenças renais que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, que possam estar em risco. É crucial promover a educação para a saúde, consciencializar a população, para a importância de um estilo de vida saudável, desde o nascimento até à idade adulta. A detecção precoce e a adoção de um estilo de vida saudável são fortes aliados para evitar o aumento do número de casos das doenças renais crónicas.
É fundamental combater o aumento da incidência de doença renal prevenível, nomeadamente lesão renal aguda e doença renal crónica, assim como tratar precoce e atempadamente. Para isso, deve ser incentivada e promovida a educação para a saúde, a detecção precoce de doença renal e a adopção de estilos de vida saudável na infância, desde o nascimento e até à idade adulta.
A instituição World Kidney Day reforça que "a doença renal afeta milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo crianças que se encontram em risco ainda muito jovens. É por isso crucial que se encoraje e facilite a educação, a deteção precoce da doença e a promoção de um estilo de vida saudável de forma a evitar o aumento de novos casos de DRC.
Em Portugal, as estatísticas apontam para que cerca de 800 mil pessoas sofram de Doença Renal Crónica, estando em tratamento 18 mil doentes (dois terços em diálise e um terço transplantados), sendo a prevenção primária fundamental para diminuir o número de pessoas que sofrem desta doença.
Doenças Renais e Obesidade
A obesidade é definida como acumulação de gordura anormal ou excessiva que pode prejudicar a saúde. A obesidade afeta cerca de 641 milhões de adultos ou 13% da população mundial adulta e pode chegar até 20% em 2025
Mas qual é a importância dos rins no organismo? Os rins têm diversas funções, essenciais à manutenção da vida.
Limpam o sangue, removendo as toxinas e os líquidos em excesso. São estas toxinas e líquidos em excesso que constituem a urina.
Regulam os níveis de água e sais do sangue, tais como o sódio e o potássio.
Regulam a pressão arterial e o pH do organismo.
São cruciais na formação do sangue, libertando hormonas muito importantes: Eritropoetina (estimula a medula óssea na produção de glóbulos vermelhos), Renina (regula a pressão arterial) e síntese de vitamina D (contribui para o equilíbrio químico do organismo e para a fixação do cálcio nos ossos).
A obesidade é um fator de risco potente para o desenvolvimento de doença renal. A boa notícia é que a obesidade, bem como doença renal crónica, é em grande parte evitável. Educação e conscientização dos riscos da obesidade e um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercício físico, pode ajudar dramaticamente na prevenção da obesidade e doença renal.
A relação entre doença renal e obesidade
A doença renal é mais provável desenvolver-se em pessoas obesas com diabetes e hipertensão. Pessoas afetados pela obesidade, os rins têm de trabalhar mais, filtrando mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. O aumento da função pode danificar o rim e aumentar o risco de desenvolver DRC a longo prazo.
A redução da obesidade pode reverter ou retardar a progressão da DRC.
História O Dia Mundial do Rim foi criado em 2006. A cada ano é escolhido um lema particular a abordar:
2016 - Doença renal e as crianças" e "Agir cedo para prevenir".
2015 – Saúde Renal para Todos
2014 – A Doença Renal Crónica e o Envelhecimento
2013 – Rins para a Vida – Pare a Lesão Renal Aguda!
2012 – Doar – Rins para a Vida – Receber
2011 – Proteja os seus Rins: Salve o seu Coração
2010 – Proteja os seus Rins: Controle a Diabetes
2009 – Proteja os seus Rins: Controle a Tensão Arterial
2008 – Os Seus Rins Incríveis
2007 – Doença Renal Crónica: Comum, Nociva e Tratável
2006 – Os seus Rins estão OK?
 
Referências Bibliográficas:
[1]. http://www.obesityaction.org
[2]. http://www.worldkidneyday.org
[3]. http://www.thelancet.

0 comentários:

Postar um comentário