Web Rádio Massapê

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

A igreja perdida de Santana do Acaraú em imagens que valem por mil palavras

No ano de 2013 a equipe de reportagem do Radialista Samuel de Lima esteve visitando a imponente Igreja Perdida da cidade de Santana do Acaraú;situada as margens da estrada de Bartolomeu,lamentavelmente até agora nada foi feito para que podesse ser salvo essa preciosa arte religiosa que dar um brilho ao sertão Santanense.A época as autoridades e igreja afirmaram o seguinte:''Pe. Tomé, pároco de Santana do Acaraú,afirmou que a Paróquia não tem condições de restaurar a igreja, embora exista o desejo. Já o Prefeito da cidade, Heldinho Arcanjo,disse  que é preciso a união de forças entre  Paróquia,Prefeitura e Diocese para que se tente recuperar o templo. O objetivo é tombar o patrimônio.''
Dessa vez o fotografo Helder Fontenele se desafiou a ir conhecer de perto a Igreja dedicada ao Sagrado coração de Jesus e nos presentear com essas magnificas imagens registradas aqui no blog.O mesmo afirmou em sua rede social:''Foi difícil e cansativo mas finalmente achamos a Igreja Perdida de Santana do Acaraú!''
Agora conheça um pouco sobre a historia do templo religioso que segue abandonado e se acabando com o passar das décadas;como nada é feito para se restaurar o mesmo nos resta apreciar essas belissimas imagens que as lentes do Helder nos presentearam,feitas no Sábado  18 de Janeiro de 2018 .
A Igreja Sagrado Coração de Jesus começou a ser erguida por volta do ano de 1950 pela própria comunidade do Bartolomeu, que fica há exatos 19 km da sede de Santana do Acaraú entre as comunidades de Canafístula e Cacimbas.
Na época da construção da igreja eram feitos leilões e os moradores doavam animais para a ajuda da construção da igreja. Os moradores da própria comunidade e das comunidades vizinhas ajudavam com a confecção de telhas e tijolos. 
Chico Torrado, Gerardo Duarte, Luiz Duarte e Mariano Damasceno foram uns dos moradores que ajudaram com as suas próprias mãos a construírem o imponente templo.
A comunidade vendo que a construção da igreja não seria mais possível construiu uma pequena capela em um local próximo com o mesmo nome de Sagrado Coração de Jesus
Uma das lendas que cerca a igreja é que uma moradora da própria comunidade com um cipó na mão teria batido no alicerce da igreja e dito a seguinte frase:
“Que pena que nunca vai pra frente”
Quem passa pela localidade de Bartolomeu, em Santana do Acaraú, depois de Canafístula e antes de Cacimbas, se depara com uma Igreja completamente abandonada. O templo é  dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, erguido em 1950 com a ajuda dos moradores da região e conhecida atualmente como a igreja perdida de Santana.




A outra é que o terreno teria sido vendido para uma pessoa de Sobral e que o mesmo teria se convertido para a Maçonaria e teria cercado o local não aceitando mais a reforma da igreja, e nem aceitando vender a mesma.
O acesso à mesma se dá de duas maneiras.
Vindo de Sobral chegando na Policia Estadual entramos à direita rumo à Caiocas (6 km) onde tem uma pequena estação férrea, andamos mais 15 km onde tem uma pequena estação férrea chamada Theogenes Rocha, chegando lá entramos à esquerda em uma estrada de terra e andamos mais 7 km até à Igreja.
Para quem está em Santana do Acaraú são 6 km de asfalto até a localidade de Sororoca, entramos à direita, e percorremos 13 km de estrada de chão batido até achar a imponente Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Acesso via Santana do Acaraú
Acesso via Sobral
Com informações e fotos:Fotografo Helder Fontenele
Veja agora fotos feitas em 2013 pelo Radialista Samuel de Lima
O teto  caiu,na sacristia restam  apenas dejetos de pássaros e pequenos animais que se refugiam no local; as portas foram deterioradas  pelo tempo.No centro do igreja cresceu o mato e até uma árvore.





0 comentários:

Postar um comentário