Web Rádio Massapê

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Massapê festeja hoje 120 anos de emancipação politica

Massapê comemora hoje 05 de Fevereiro. seus 120 anos de emancipação politica, e para marcar a data festiva a administração municipal de Jacques Albuquerque e equipe realizaram uma vasta programação em comemoração ao aniversário da cidade que contou com  atividades culturais como Zumba na praça,encontro de bois e reisados,shows festivos e o glamour do Miss Massapê 2018.
ZUMBA NA PRAÇA EM PRIMEIRO DE FEVEREIRO

MISS MASSAPÊ 
Celena Pontes foi a eleita do Miss Massapê
Na noite de ontem as bandas taty girl; Solteitoes e Chicabana fizeram a festa dos Massapeenses com um grande show na praça da matriz.
foto rede social Auteri Moura
Já na manhã de hoje; aconteceu o tradicional hasteamento das bandeiras em praça pública em comemoração aos 120 anos de emancipação de Massapê. O prefeito Jacques Albuquerque e seu vice Nilson Frota acompanhado  do presidente da câmara municipal de Massapê; Paulo Vagalume com os demais secretários, participaram desse grande momento, assim finalizando a programação do aniversário de Massapê.
tradicional hasteamento das bandeiras em praça pública


HISTÓRIA
O topônimo Massapê vem do latim e significa solo argiloso, compacto de coloração escura. A denominação original desse município foi Vila Serra Verde, distrito criado pelo Ato provincial de 04-02-1882, subordinado ao município de Santana do Acaraú.  Elevado à categoria de Vila com a denominação de Serra Verde, pela Lei Estadual nº 398, de 25-09-1897, desmembrado de Santana do Acaraú.Constituído do Distrito-Sede, instalado em 05-02-1898, pela Lei Estadual nº 540, de 10-08-1899, a Vila Serra Verde passou a denominar-se Massapê.  Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a Vila já denominada Massapê é agora elevada a condição de cidade, com a denominação de Massapê, pela Lei Estadual nº 1408, de 27-08-1917.  As terras da Serra da Meruoca e os arredores ao norte desta, nas quais o atual município de Massapê situa-se, já foram habitadas por índios das tribos  Anacés, Tacari-Ararius e Tabajaras. Um dos fatores de fixação populacional foi o retorno de centenas de cearenses vindos da Amazônia após a exploração da borracha.Um outro fator: a construção da Estrada de Ferro de Sobral-Camocim com a inauguração da Estação Ferroviária de Massapê em 31 de dezembro de 1881. O Município está dividido em 6 distritos, além do distrito Sede: Aiuá, Ipaguaçú-Mirim, Mumbaba, Padre Linhares, Tangente e Tuína.
Massapê é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2010 era de 35.201 habitantes. Localiza-se no território de Massapê o açude Acaraú Mirim. Até 1899 o município denominava-se “Vila da Serra Verde”. Wikipédia
Área571,5 km²
População35 201 hab. IBGE/2010
Prefeito(a)João Jacques Carneiro Albuquerque (PMDB); (2017–2020)
Municípios limítrofesSenador Sá, Santana do Acaraú, Sobral, Meruoca, Alcântaras e Moraújo
Fundação5 de fevereiro de 1897
Climasemi-árido.
Reportagem:Radialista Samuel de Lima
Fotos:Adam Cunha

0 comentários:

Postar um comentário