Web Rádio Massapê

domingo, 8 de julho de 2018

Prefeitura de Massapê realizou a maior edição do seu tradicional chitão que ocorre a 85 anos

Massapê segue resgatando a tradição do chitão mais antigo do estado do Ceará, realizado pela primeira vez em 24 de Junho de 1933.O evento é referencia na região e atrai multidões de cidades vizinhas a exemplo de Sobral,Santana,Meruoca,Senador Sá,Fortaleza e de diversas outras regiões do estado e até mesmo de outros estados.
Este ano, aproveitando o clima de copa do Mundo a cidade de Massapê,vivenciou os ares da Rússia, com uma cidade cenográfica montada no Centro do município. A estrutura inspirada no país-sede da Copa impressionou os moradores da cidade da Região Norte do Ceará.
“Eu achei idêntico. Eu pensei: valha, trouxeram a Rússia pra Massapê”, se espantou a moradora Elen Marques, diante da cidade cenográfica russa.
Recriando uma típica rua de interior da Rússia, a cidade foi montada pelo cenógrafo Guilhermino Benevides. O cenário mistura elementos da cultura russa com traços do Nordeste brasileiro, como bandeiras e balões de São João, em alusão aos festejos juninos da cidade.
As matrioskas, conhecidas como bonecas russas, dividem espaço com caricaturas de ídolos do futebol na praça da Igreja Matriz de Massapê. “O mais importante é você levar a cultura e, ao entrar na cidade cenográfica, se sentir dentro de Massapê, mas na Rússia também”, diz o cenógrafo Benevides.
A decoração foi o tema deste ano dos festejos juninos de Massapê.
Más o brilho do evento se estendeu também com as apresentações de 05 grupos de quadrilhas ao som de Simões Carolino.
E as apresentações de diversas bandas do estado do Ceará e Nacionais,no primeiro dia se apresentaram: Avine Vinne e Limão com Mel, no segundo foi a vez de Forró Real,Felipão e da banda Sobralense Vammus Forrozão e pra fechar o chitão deste ano,se apresentaram as bandas: Samyra Show, Taty Girl e Lagosta Bronzeada que levaram a multidão que lotou a praça Cel. João Pontes a permanecer até o raiar do dia curtindo o último dia do evento com todo animo como mostra a imagem.
Todos os preparativos e encanto da festa,revelaram o empenho da administração do Prefeito Jacques Albuquerque,do vice Nilson Frota,do chefe de governo Jilson Canuto,secretários e de toda uma equipe de fortalecer cada vez mais a cultura popular local como as apresentações de quadrilhas,a cidade cenográfica e muito mais que fazem deste o mais antigo chitão do estado do Ceará.
Através de sua rede social,o Prefeito Jacques,fez um agradecimento geral pelo sucesso do evento.
´´Deus, obrigado!
Visitantes, obrigado!
Massapeenses, obrigado!
Kelvya Albuquerque/Meire Frota, obrigado!
No nome das duas parabenizo todos os que participam da Administração Jacques/Nilson e fizeram acontecer o melhor Chitão que se tem notícia na História dos Chitões de Massapê!
(1933 - 2018)
Amém!´´

Rainha e Casal de noivos da quadrilha Flor do Sertão de Mumbaba de Baixo, vencem no 2 ° dia de festival de Massapê
Quadrilha junina Flor do Sertão de Mumbaba de Baixo, vence no 2° dia de Festival de Massapê.
No 2° dia de Festival de quadrilhas juninas, tivemos duas grandes participação das do Mumbaba de Baixo e Salgadinho

Mesa de Honra, no 2° dia de Chitão em Massapê
Confira outras imagens...






















Reportagem:Samuel de Lima
Fotos:Divulgações redes sociais
Com trechos de reportagem do G1Ce.

0 comentários:

Postar um comentário