Avaliamos como tenha sido de muita importância este momento em que podemos discutir sobre a vida e o desenvolvimento das Radios Comunitárias no Estado do Ceará.
Percebemos o esforço tremendo que as RADCOMs fazem para sobreviver e para existir diante das dificuldades impostas por lei e também pela carência de apoio público.
Ha claros casos em que o opoio público é cobrado e disfarçado na cobrança do "apoio" politico.
As Radcoms tem conseguido fazer verdadeiros marabarismos para conseguir meios de cobrir suas despesas cotidianas. Estas situações, por vezes, tem levado as rádios comunitárias a modificar sua grade e conteúdo de programação para conseguir meios de pagar aluguel, água, luz, internet, limpeza e controlistas de som.
As Radcoms são bastante utilizadas pelas forças políticas locais, em especial em periodos eleitorais, para suas "politicas", de manutenção do poder, em especial devido a esta situação de sobrevivência, tem se su metido a situações como esta.
Isso tudo e fruto de acúmulos de falta de apoio politico e de politicas verdadeiramente voltadas para a comunicação comunitária.
Mal comparanto, estamos que nem os garimpeiros de serra pelada, tinham o ouro, mas não eram capazes de superar a sua própria pobreza e miséria, com raras exceções.
Tiramos encaminhamos de nos reunirmos mais e de buscarmos construir e participar de espaços politicos de libertação das rádios comunitárias e não de aprisionamento dos ideais legítimos e verdadeiros das Radcoms.
Tiramos o encaminhamento de iniciarmos um processo de reuniões virtuais, de forma a possibilitar uma maior participação das mais distantes Radios Comunitárias.
Tiramos o encaminhamento de consultar a cada radio comunitária do Ceará quanto a meios de autossustento das Radcoms. Que cada rádio comunitária nos apresente 3 sugestão viáveis de ações p entrada de recurso p as radios.
Rearfirmamos o empenho à luta pela democratização da comunicação em cada município do Ceará e do Brasil.
Registramos as contribuições e colaborações de Adeodato Ramalho, kim Lopes, Regis Acertcom, Ribamar, Manoel Pinheiro, Paulo Regis, Pingo de Fortaleza, Babu, Antônio João, e Vinicius.
Vida longa às Radios Comunitárias!
Bael Peixoto
Bael.ashoka@gmail.com
88 999096803/ 85 989622373
Confetraf Brasil
0 comentários:
Postar um comentário