Web Rádio Massapê

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Como escolher uma faculdade que vai contribuir para a sua qualificação profissional

Mesmo com a alta taxa de desemprego que atinge 12,5 milhões de pessoas, o país registra milhares de postos de trabalho vagos, sendo a qualificação profissional adequada apresentada como a principal justificativa para esse descompasso.

Um levantamento feito pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, por exemplo, revelou que, até maio deste ano, apenas 37% das vagas ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) foram preenchidas. Ou seja, 63% da vagas continuam à espera de profissionais qualificados.

Além dessa situação, os jovens recém-formados têm ainda que lidar com outro desafio: a falta de experiência para o mercado de trabalho. Por isso, na hora de escolher a instituição de ensino superior, vale a pena analisar alguns pontos que podem fazer a diferença na sua qualificação profissional. Veja as dicas que separamos para você:

– Corpo docente

Sabemos bem a diferença que um professor pode fazer na nossa formação. Desse modo, observe a experiência dos docentes no mercado de trabalho e também a qualificação dos professores. A presença de mestres e doutores, por exemplo, costuma impactar positivamente no currículo acadêmico.  

– Infraestrutura

Faça uma visita e confira de perto a estrutura oferecida aos alunos. É uma ótima oportunidade para como conhecer e analisar as estruturas que irão contribuir efetivamente para sua formação, como as salas de aulas, laboratórios, o acervo da biblioteca e até o acesso ao transporte público.

– Avaliação do curso

A avaliação da instituição e do curso também é um indicativo de qualidade a ser considerado, já que essa nota pondera, entre outras coisas, o rendimento dos alunos, os conteúdos programáticos e competências desenvolvidas pelos estudantes durante o processo de formação porfissional. Aproveite o momento para averiguar também se a instituição e o curso são reconhecidos pelo Ministério da Educação, o MEC. Esse passo, inclusive, é extremamente importante para a sua carreira, porque somente as instituições credenciadas podem emitir diplomas válidos, que asseguram a legitimidade do curso que você fez.

– Verifique a metodologia de ensino e grade curricular

Aqui, você poderá observar se a metodologia de ensino adotada pela instituição e a grade curricular do curso que você deseja atendem suas expectativas e as necessidades do mercado de trabalho. Ainda que muitas disciplinas pareçam iguais, existem diferenças de abordagem que podem se adequar mais ou menos às exigências da sua futura profissão.

– Relacione teoria e prática

Os estágios e programas de trainee continuam sendo ótimas opções para iniciar uma carreira profissional. Prefira instituições que mantém parcerias para aproximar e impulsionar o conhecimento adquirido na sala de aula com a prática requerida pelas empresas

Aproveite nossas dicas para identificar qual instituição vai ser sua parceira e ajudar a abrir as portas do mercado de trabalho!

0 comentários:

Postar um comentário