Web Rádio Massapê

sábado, 25 de janeiro de 2020

Como tirar fotos melhores com a câmera do celular?

Enquanto você rola a tela do celular para acompanhar o que seus amigos estão fazendo, tem mais gente tirando foto à espera de novos likes. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países onde a população passa mais tempo no celular – são 225 minutos por dia, de acordo com uma pesquisa feita pela britânica GlobalWebIndex. O mercado de fotografia vem acompanhando a nova forma de consumir imagens. "As redes sociais, e-commerce e o digital influencer fazem com que a necessidade de Quem gosta de registrar tudo com o smartphone pode aprimorar a técnica fazendo um curso específico de fotografia bem-feitas atraia um nicho novo. A fotografia se uniu a outras áreas da arte e foi se reinventando. Talento é necessário, mas o principal é observar tudo ao redor - economia, comportamento - para se inserir nesse mercado exigente, que pede criatividade para congelar tudo o que acontece ao redor", analisa Tânia Buchmann, supervisora do Núcleo de Fotografia do Centro Europeu.




Você investiu em um super smartphone com uma câmera de altíssima resolução, mas ainda assim as fotos não estão como imaginava? Esse é um bom motivo para estudar fotografia e transformar sua paixão em uma profissão que permite empreender em várias áreas. No Centro Europeu, há cursos de Fotografia de Animais, Fotografia para Crianças, Foto Arte, Fotografia Noturna, Interferência na Fotografia e Ensaio Feminino e Sensual. Quem quer melhorar os cliques com o smartphone conta com um curso específico de Fotografia para Celular. "Aqui, o objetivo é melhorar as fotos, já que tem muita gente comprando modelos mais caros para conseguir imagens melhores", sinaliza Tânia.

Profissão em alta

Embora o Brasil também seja um grande consumidor de smartphones, para o trabalho de fotografia a boa e antiga câmera nunca sai de cena. De todas as unidades comercializadas na América Latina em 2018, 44% foram para o nosso país. Só que de antigas elas não têm nada. Na era digital, estão cada vez mais poderosas, com softwares e funções para atender às demandas que surgem na velocidade da luz. "O mercado da fotografia hoje está muito amplo, alguns segmentos crescendo bastante", conta Tânia. A fotógrafa e coordenadora do curso dá alguns exemplos. "As famílias mudaram e cada vez mais estão sendo retratadas de forma diferente. Virou um ciclo e as pessoas já têm o fotógrafo da família para partos, batizados, aniversários, casamentos e assim por diante. A sensualidade também nunca foi tão retratada de forma tão elegante e linda como hoje", diz.
Confira algumas dicas para começar a praticar fotografia com o celular. Quem sabe você descobre um novo talento para empreender ainda neste ano!

1.Preste atenção na luz

Nem todas as câmeras de celular fazem boas fotos à noite ou em espaços menos iluminados. Para tirar uma boa foto, aproveite ao máximo a luz natural, sem flash.

2.Ajuste as configurações da câmera

A maioria dos smartphones sai da fábrica com um ajuste básico na câmera, para tirar fotos que não ocupem muito espaço na memória do aparelho. Utilize a resolução máxima disponível no seu celular.

3.Faça um bom enquadramento

Todo cenário é cheio de detalhes. Se você vai fotografar objetos, animais, paisagens ou pessoas, é preciso analisar tudo o que está em cena. Há uma técnica de fotografia chamada de "regra dos terços", que consiste em dividir o espaço da tela da câmera em 9 quadrados. São duas linhas verticais e duas horizontais – o objeto principal da sua foto deve ficar posicionado em um dos pontos de encontro entre as linhas.

4.Utilize a tecnologia a favor do seu trabalho

Ferramentas de edição, softwares para gerenciamento de fotos: não faltam opções para editar, salvar e guardar suas fotos. "Em um curso, o aluno vai aprender mais sobre enquadramento, ângulos, composição e entender o que os aplicativos oferecem para editar melhor", diz Tânia.

5.Treine seu olhar criativo

De acordo com Tânia, a técnica é essencial para um bom fotógrafo e deve ser praticada sempre. "É com o desenvolvimento desse olhar criativo que surgem as mais belas imagens".

0 comentários:

Postar um comentário