De acordo com o indicador apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito
(SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
(CNDL), as consultas para vendas a prazo registraram queda de 1,46% na
semana que antecedeu o Natal, entre os dias 18 e 24 de dezembro.
“O
resultado negativo já era aguardado pelos lojistas e reflete a
tendência de desaquecimento das vendas no varejo observado ao longo de
2016, em virtude do cenário econômico desfavorável, com crédito mais
caro, inflação elevada, aumento do desemprego e baixa confiança do
consumidor”, analisa o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.A
queda nas intenções de vendas parceladas se repetiu no Dia das Mães
(-16,40%), dos Namorados (-5,23%), dos Pais (-7,15%) e das Crianças
(-9,02%). Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o brasileiro
deixou presentear. “Os consumidores estão mais preocupados em não
comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram
por presentes mais baratos e geralmente pagos à vista”.Na
avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o
movimento nas lojas nos últimos dias do ano e nas primeiras semanas de
janeiro dependerá da criatividade dos lojistas e da atratividade das
promoções. (Beatriz Cavalcante)
Fonte:Opovo
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