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terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Vendas a prazo caem 1,46% no Brasil

De acordo com o indicador apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as consultas para vendas a prazo registraram queda de 1,46% na semana que antecedeu o Natal, entre os dias 18 e 24 de dezembro.

“O resultado negativo já era aguardado pelos lojistas e reflete a tendência de desaquecimento das vendas no varejo observado ao longo de 2016, em virtude do cenário econômico desfavorável, com crédito mais caro, inflação elevada, aumento do desemprego e baixa confiança do consumidor”, analisa o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.A queda nas intenções de vendas parceladas se repetiu no Dia das Mães (-16,40%), dos Namorados (-5,23%), dos Pais (-7,15%) e das Crianças (-9,02%). Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o brasileiro deixou presentear. “Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e geralmente pagos à vista”.Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o movimento nas lojas nos últimos dias do ano e nas primeiras semanas de janeiro dependerá da criatividade dos lojistas e da atratividade das promoções. (Beatriz Cavalcante)
Fonte:Opovo

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